Processes and Construction Techniques

Base Knowledge

Não são exigidos conhecimentos de base.

Teaching Methodologies

A metodologia adotada nas aulas teórico-práticas inclui, para cada tema, 4 etapas distintas. Na 1ª contextualizam-se os alunos com um resumo da evolução recente, ao que se segue a apresentação teórica da situação e metodologias atuais optando-se pelo método expositivo e inquisitivo. Na 3ª fase mostra-se como aplicar os conhecimentos transmitidos através da apresentação de exemplos resolvidos, relatos de situações reais e resolução de exercícios. Na última fase os alunos elaboram trabalhos práticos de interpretação técnico-científica e pesquisa, em grupo, fomentando o trabalho em equipa. Algumas aulas são dedicadas ao esclarecimento de dúvidas e acompanhamento da evolução da resolução dos trabalhos.

Learning Results

No final desta unidade curricular o aluno deve ser capaz de:

•Compreender e aplicar as diversas técnicas e processos construtivos existentes;

•conhecimentos especializados na determinação de rendimentos das várias atividades de construção;

•conhecimentos especializados da sequência de execução dos trabalhos de construção;

•conhecimentos especializados das técnicas e processos construtivos;

•identificar as exigências funcionais aplicáveis a cada elemento construtivo ou equipamento;

•analisar e identificar as características específicas de cada intervenção;

•demonstrar capacidade de iniciativa e responsabilidade na gestão dos recursos.

Program

1. Estaleiros: Demolições; Contenções periféricas; Proteção ao ambiente e salubridade; Implantação e Organização/construção do estaleiro; Gestão e Coordenação do Estaleiro e equipamento afeto
2. Equipamento utilizado na construção

3. Técnicas de construção em toscos Movimento de terras; Fundações; Super-estrutura; Paredes; Coberturas

4. Técnicas de construção em acabamentos
Guarnecimento de vãos; Revestimentos de paredes e tectos; Revestimentos de pisos; Isolamento térmico; Isolamento acústico;
5. Impermeabilização
6. Estruturas temporárias, andaimes, escoramentos e cofragens.

Curricular Unit Teachers

Internship(s)

NAO

Bibliography

Mascarenhas, Jorge. Coleção Sistemas de Construção. Livros Horizonte.
Lopes, J. Grandão. Anomalias em Impermeabilizações de Coberturas em Terraço. ITE33. LNEC.
Botelho, Maria João. Resíduos de Construção e Demolição. Verlag Dashöfer Portugal.
Dias, A. M. Baio e outros. Manual de Alvenaria de Tijolo. APICER.
Vários. Manual de Aplicação de Telhas Cerâmicas. APICER.
Vários. Manual de Aplicação de Revestimentos Cerâmicos. APICER., F Calouste Gulbenkian.
“Curso sobre Regras da Medição na Construção”, M. Santos Fonseca, 2010, LNEC.
Informação sobre Custos, Fichas de Rendimento, LNEC.
“Organização e Gestão de Obras”, A. Correia dos Reis, Edições Técnicas ETL, Lda, Lisboa, 2007
“Gestão de Empreendimentos – A Componente de Gestão da Engenharia”, João Coutinho-Rodrigues, Ediliber, Coimbra
Legislação específica em vigor
Excertos bibliográficos pontuais disponibilizados aos alunos no decorrer das aulas
Textos de apoio elaborados pelo docente