Base Knowledge
– Conhecimentos específicos da área da Fisiologia Clínica ou também de áreas afins.
Teaching Methodologies
– A unidade curricular será ministrada em formato teórico-prático, com base ao método de problema-based learning, com discussão privilegiada sobre temáticas de relevo introduzidas na aula, e que possibilitem uma integração prática dos conceitos teóricos, nomeadamente através da análise e discussão de casos clínicos práticos.
Learning Results
– Esta Unidade Curricular visa a consolidação de conteúdos desenvolvidos no 1º Ciclo de formação em Fisiologia Clínica, contribuindo para sustentar a aprendizagem das matérias de especialização que serão desenvolvidas ao longo do 2º semestre. Pretende-se desta forma consolidar o conhecimento adquirido mediante um modelo de ensino eminentemente apoiado na resolução de problemas clínicos (problem-based learning), desafiando os estudantes a aplicarem o conhecimento adquirido de forma integrada em cenários clínicos desafiadores, mediante a qual se mobilizarão os blocos de conhecimento prévio para um padrão de conhecimento mais articulado e imediatamente disponível para aplicação em cenários clínicos realistas e desafiantes.
Program
• Problem-based learning em Eletrocardiografia;
• Problem-based learning em Eletroencefalografia;
• Problem-based learning em Ultrassonografia cardiovascular;
• Problem-based learning em Diagnóstico em Medicina do Sono;
• Problem-based learning em Estudos da Função Respiratória
Curricular Unit Teachers
Internship(s)
NAO
Bibliography
Borys Surawicz, Timothy Knilans. Chou’s Electrocardiography in Clinical Practice: Adult and Pediatric (6ª Edição).
SAUNDERS.
Schomer D, Lopes da Silva F. (2018). Niedermeyer’s Electroencephalography: Basic Principles, Clinical Applications, and Related Fields. 7ª ED.
Ebersole JS, Husain A., Nordli DR. Current Practice of Clinical Electroencephalography. 4rd Ed. 2014
The AASM Manual for the Scoring of Sleep and Associated Events: Rules, Terminology and Technical Specifications, American Academy of Sleep Medicine, 2007.
Altalag A. et al. Pulmonary Lung Function Tests in Clinical Practice, Springer, London, 2009