Swimming

Base Knowledge

Não aplicável.

Teaching Methodologies

Os conteúdos T são apresentados em sessões expositivas. Os TP através da exposição oral, participação prática, demonstração, observação/correção e análise de material didático.

Learning Results

1. Identificar e compreender as especificidades das modalidades/disciplinas sob a égide da Federação Portuguesa de Natação; história e evolução; tendências atuais; objetivos de prática; instalações e equipamentos.
2. Compreender e explorar, em diferentes campos de intervenção profissional, programas e ações de promoção e implementação adequados ao contexto em que se desenvolvem as práticas das modalidades/disciplinas eleitas: adaptação ao meio aquático; natação pura desportiva; natação sincronizada; polo aquático; saltos para a água.
3. Planear, operacionalizar, intervir pedagogicamente, descrever as técnicas, analisar situações de exercitação prática e competitiva e as técnicas de salvamento, integrando em todas as fases de intervenção os conhecimentos de base do campo das ciências do desporto.

Program

1. História e evolução da Natação; objetivos da prática; instalações e equipamentos.
2. Adaptação ao meio aquático.
3. Técnica e didática específica da natação pura desportiva: alternadas – Crol e Costas; simultâneas – Bruços e Mariposa; realização e aperfeiçoamento das 4 técnicas; exploração de progressões pedagógicas (PP).
4. Técnica e didática específica da natação sincronizada.
5. Técnica e didática específica do polo aquático.
6. Técnica e didática específica dos saltos para a água.
7. Salvamento aquático.

Curricular Unit Teachers

Grading Methods

Continuing Evaluation
  • - Frequency - 45.0%
  • - Individual and/or Group Work - 50.0%
  • - Attendance and Participation - 5.0%
Exam
  • - Exam - 50.0%
  • - Laboratory work or Field work - 50.0%

Internship(s)

NAO

Bibliography

1. Reischle, K. (1993). Biomecânica de la natacion: Gymnos.
2. Moreno, J. A. (2001). Juegos acuáticos educativos. INDE.
3. Guzman, J. (1998). Swiming drills for every stroke. Human Kinetics.
4. Thomas, D. (1989). Teaching swiming. Steps to success. Human Kinetics.
5. Newsome, P. & Young, A. (2012). Swim smooth: the complete coaching system for swimmers and triathletes. John Wiley & Sons.
6. Fernandes, W. (2002). Jogos e brincadeiras aquáticas com material não-convencional. Sprint.
7. Carvalho, C. (1994). Introdução à didáctica da natação. Compendium.
8. SESI-SP (2013). Natação, saltos ornamentais, polo aquático & nado sincronizado. SESI.
9. Moreno, J., & Gutierres, M. (1998). Actividades aquáticas educativas. INDE.