Logistics and Distribution

Base Knowledge

Marketing e gestão

Teaching Methodologies

Para a concretização dos objetivos da unidade curricular e a conferência das competências previstas aos estudantes, o processo de ensino aprendizagem assenta:. No desenvolvimento da componente teórica com recurso ao método expositivo, complementada com componente prática recorrendo a estratégias de exposição participada, estudo de casos e exemplos práticos.

Learning Results

A distribuição de produtos alimentares, é um dos fatores que constitui as vantagens competitivas de um sector. A internacionalização da economia exige por isso que se tenha um cuidado acrescido não só na produção, mas também no serviço que se presta ao consumidor. Esta disciplina foi projetada com o principal objetivo de fornecer o conhecimento necessário a uma boa Gestão estratégica da Cadeia de Distribuição no Sistema Agro-Alimentar. De uma forma sistémica será explorada os principais conceitos associados as cadeias de distribuição, comércio e logística até à forma de gerir o valor da informação na cadeia e como suportar a tomada de decisão ao longo do sistema logístico de qualquer organização. o aluno deverá conhecer os conceitos básicos dos canais de distribuição, os conceitos básicos da logística e os seus atributos, as técnicas básicas do merchandising e a sua relação com a produção e compreende o comportamento do consumidor na loja

Program

Definição e funções da indústria da distribuição alimentar. Tipologia dos canais de distribuição e das fórmulas de venda. Influência da atuação estratégica na estrutura dos canais. Evolução das fórmulas de venda. Conceito de logística. Logística como área funcional. Integração das atividades logísticas. A Logística, o marketing relacional e outras áreas funcionais. Movimentos colaborativos: QR/CR; ECR e CPFR. Logística e e-fulfilment. Impactos financeiros da logística. Comercio retalhista e o marketing -mix. Mercado espacial da loja de retalho O potencial económico da zona comercial da loja. A loja e comportamento do comprador. A política de merchandising

Curricular Unit Teachers

Grading Methods

Avaliação continua
  • - Teste Prático - 50.0%
  • - Teste Prático - 50.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Internship(s)

NAO

Bibliography

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